terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gêmeos siameses, são as pessoas que nascem ligadas a outra por alguma parte do corpo. A ligação mais comum é pelo abdome. Em alguns casos, a ligação inviabiliza a gestação e a sobrevivência dos fetos ou dos bebês, mesmo quando a gravidez é completada.

Causas
Existem dois tipos de gestação gemelar (nome que a Medicina usa para a gravidez de gêmeos). O mais comum, que responde por cerca de 2/3 dos casos, surge da fertilização independente de dois óvulos diferentes. Nesse caso, é impossível os bebês nascerem unidos, malformação que caracteriza os gêmeos siameses. Isso só acontece quando um único óvulo é duplamente fecundado. Em geral, em pouco mais de uma semana o embrião se separa. Caso essa divisão demore mais que 12 dias, as células acabarão formando partes do corpo ou órgãos em comum.

Probabilidade
O nascimento de siameses é um fenômeno muito  raro. Ocorre uma vez a cada 200 mil gestações.

Sobrevivência
As chances de sobrevivência são pequenas. Apenas 18% dos gêmeos siameses chegam até à fase adulta. Cerca de 50% nascem mortos e 35% sobrevivem apenas um dia. Quando a coligação ocorre em partes vitais do corpo (como pulmão, coração ou cérebro) um dos gêmeos tem que ser sacrificado. É possível tentar a separação deles por meio de uma cirurgia. Em 60% dos casos os bebês não resistem à essa cirurgia de separação, dependendo das áreas coligadas.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080304154918AAsOXPb

Nenhum comentário:

Postar um comentário